domingo, 7 de junho de 2009

Como Usar o Twitter

Aproveitando que expliquei para o @Rafael_Zelmann como funciona o Twitter, editei minha conversa com ele para ensinar a outras pessoas como usar o Twitter. Joguem flechas e me acusem de caçar para-quedistas, mas só estou fazendo um serviço público.

Primeiro, crie uma conta no Twitter. Coloque uma fotinha e um nome para que as pessoas saibam quem é você. Agora siga algumas pessoas que você goste e admire e que tenham Twitter. Logo você vai selecionar quem vale a pena ser seguido ou não. Vamos às liçõezinhas então:

- O Twitter não serve apenas para dizer o que você está fazendo. Você pode dividir o que você está pensando, indicar vídeos, imagens, blogs, músicas que você julga interessantes. Comentar situações que aconteceram com você, com sua família, com o mundo ou com aquele ator que você gosta.
- Para você falar com alguém ou de alguém você coloca uma "Arroba" e o nome de usuário da pessoa. Ex: @Gui_Toscano, @Risosponto.
- Começando a frase com o @nomedapessoa, você manda um "Reply" para alguém, respondendo algo que foi dito ou dizendo algo a essa pessoa. Ex: "@Gui_Toscano seu blog é o blog mais maneiro do mundo!"
- Colocando o @nomedapessoa, você possibilita que essa pessoa, mesmo que ela não lhe siga, consiga ler o que você escreveu. Ex: "Maneiro demais esse blog do @Gui_Toscano, não acham?"
- Na coluna da direita, tem uma linha escrita "@SeuNome", clicando aqui você consegue ler todos os "Replies" ou posts que citam seu nome, mesmo daquelas pessoas que você não segue.
- Se o que você quer dizer pra alguém é mais pessoal e você não quer que outras pessoas leiam, você usa os "Direct Messages", que é tipo um email, só que mais prático.
- Ainda na coluna da direita, os "Trending Topics" são os assuntos mais comentados (geralmente as palavras mais citadas) em todo o Twitter. Clicando em qualquer um dos verbetes lá presentes, você vai para a "Busca do Twitter" e vê os posts mais recentes que escreveram aquelas palavras.
- É comum o uso de # (jogo da velha) para indicar um assunto que você imagina ser interessante ou uma categoria que você ache que seu post se encaixe, facilitando assim que pessoas que se interessem pelo assunto encontre o seu post. Ex: "Essa música nova do #Eminem tá sensacional!", "Cada dia eu me endoido mais com essa série! #Lost".
- Se você acha que alguém disse algo interessante e você gostaria que todos seus seguidores também leiam o que o cara disse, você usa o "ReTweet". Você copia a frase do cara e coloca um "RT" antes. Ex: "RT @Gui_Toscano gente, confira meu novo texto sobre o Twitter no meu blog!"
- Você também pode adicionar um comentário, de preferência antes do "RT" para que não se misture com a mensagem original. Ex. "Leiam mesmo! RT @Gui_Toscano gente, confira meu novo texto sobre o Twitter no meu blog!"
- Agora uma coisa que torna o Twitter uma das ferramentas mais sensacionais do mundo é: você não precisa seguir todos que te seguem! Existem muitas pessoas que seguem milhares de pessoas apenas para que parte dessas pessoas a sigam e assim conseguir "números". São os chamados "massive followers". Não é interessante que essas pessoas lhe sigam pois é impossível acompanhar tantos seguidores ao mesmo tempo, então com certeza essa pessoa não dará a mínima importância para o que você escreve.
- Se você conseguir "ser interessante" as pessoas irão te seguir e interagir com você. Não é uma disputa para quem tem mais seguidores, apenas se concentre em seguir pessoas interessantes, pessoas que digam coisas que lhe interesse.
- E tudo isso desde que encaixe no limite de 140 caracteres.

Espero que tenha sido de serventia. Se alguém tiver alguma dúvida, comentário, elogio ou complemento, me mandem um reply no meu Twitter, @Gui_Toscano. Obrigado pela atenção de vocês.